Seleção CS
50 Anos
Foto

ESCOLHA UM TEXTO:

01.  Nelore
02.  Três Lagoas venceu
03.  Crônica
04.  O velho Jatobá
05.  Adeus Urubu-Pungá
06.  Aos meus filhos
07.  Mãe
08.  Amigo
09.  Mãe Vaca
10.  O custo da comida
11.  Vernáculo Brasileiro Atualizado

Texto 03
Título: Crônica
Autor: Claudio Totó

CRÔNICA

Três Lagoas foi criada em função da construção da estrada deferro Noroeste do Brasil, no início do século XX.

Sua posição geográfica justificava tal criação,  pois a distância a ser percorrida até apróxima estação Água Clara era bastante grande.

Tanto em Três Lagoas como em Água Clara seriam construídasoficinas equipadas para realizar consertos de vulto tanto nas locomotivas comonos vagões da N.O.B.

Os trechos da N.O.B.partindo da cidade de Bauru tambémcriaram cidade-pólo, como Lins e Araçatuba que floresciam com a implantação delavouras de café, milho, algodão, favorecidas pela fertilidade do solo.

Após adentrar no território Matogrossense, as terras eram debaixa fertilidade, sem matas e com campos nativos que se prestavam ao pastoreiodo gado bovino.

Assim, a pecuária extensiva tomou conta da região. Asfazendas possuíam grandes extensões com as terras doadas pelo governo doestado, que tinha interesse em ocupar as terras ociosas.

Os campos nativos ainda virgens, ofereciam  pasto para o gado trazido de outras regiões atravésde comitivas boiadeiras. Assim, o gado foi abrindo caminhos e aumentando aprodutividade, pela fartura de capim nativo: capim mimoso, capim- flecha, capimcarona  e de muitas leguminosas nativas.

A fartura de córregos e ribeirões favoreciam a utilização dequeimadas a cada dois anos, para a rebrota da macega, quando a ingestão dascinzas, ajudava na mineralização do gado, funcionando ainda como vermífugo ederrubando carrapatos e bernes.

Após as queimadas, a brotação do capim novo fazia com que asvacas e os touros se reunissem em pequenos lotes, com um touro e de quinze avinte vacas para o início da reprodução, hoje chamada de estação de monta, quedurava enquanto os pastos estavam verdes, de setembro a março de cada ano;quando o capim secava, novamente os touros se separavam das vacas reiniciando ociclo na nova estação chuvosa.

Após alguns anos, começou o fornecimento de sal, sempre nalua nova, sendo jogadas pedras de sal no chão, perto das aguadas, que o gadolambia avidamente.

A mineralização correta dos rebanhos fez melhorar afertilidade, o crescimento, aumentando o desfrute e diminuindo a idade doabate.

A pecuária espera por melhores preços dos animais parainvestir nas pastagens cansadas com aplicação de herbicidas, calcário eadubação.

Com a situação atual piorando a comercialização pelaconcentração dos frigoríficos, a pecuária fica sem alternativa para continuarsua atividade, já que o monopólio faz desaparecer a concorrência,  deixando os pecuaristas a mercê da aplicaçãode preços ditados pelos frigoríficos.

CLAUDIO TOTÓ

COPYRIGHT 2011   |   WWW.SELECAOCS.COM.BR   |   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS